Compreendendo as relações de gênero por meio da vivência sociodramática
Palabras clave:
Gênero, papeis de gênero, sociodrama, psicodramaResumen
A questão de gênero tem produzido interessantes reflexões acerca da complementaridade dos papéis de mulher e de homem na pós-modernidade, principalmente com a inserção da mulher no mercado de trabalho e no cenário social. Este estudo apresenta o relato de uma experiência desenvolvida no curso de graduação em Psicologia na Universidade de Brasília. O objetivo da atividade foi trazer à tona, por meio da ação, a afetividade que envolve a complexa interação entre papéis femininos e masculinos, e observar a manifestação dos aspectos culturais e conservados nesses papéis. Utilizou-se o sociodrama, método de pesquisa interventiva que busca compreender os processos grupais e intervir em situaçõesproblema, por meio da ação/comunicação das pessoas. Participaram 27 alunos do curso de Psicologia, sendo 19 mulheres e oito homens. Foram produzidas reflexões acerca de como está se dando a complementaridade dos papéis de gênero no contexto sócio-histórico-político-cultural, destacando- se: o desconforto causado pelo espelho psicológico fornecido pelas cenas dramáticas, o incômodo do confronto racional, quando se passa do discurso para a ação concreta, a frustração por não vencer as amarras das conservas culturais, a agressividade como única reação que aflora, quando se trata de conquistar um lugar no cenário social, e a perplexidade ao experimentar viver sob a pele do outro.
Descargas
Citas
CASTANHO, G. P. Jogos dramáticos com adolescentes. In: J. Motta (org.), O jogo no psicodrama (pp. 23-44). São Paulo: Ágora, 1995, pp. 23-44. [ Links ]
COSTA, R. P. Os onze sexos: as múltiplas faces da sexualidade humana. São Paulo: Gente, 1994. [ Links ]
COSTA, L. F. e CONCEIÇÃO, M. I. G. Conhecimento, intersubjetividade e as práticas sociais. In: M. M. Marra e Junqueira, H. (orgs.), Grupos: Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático. São Paulo: Ágora, 2008, pp. 57-68. [ Links ]
DEMO, P. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. Campinas: Papirus, 2001. [ Links ]
FASSA, B. Amor, sexo e poder. Revista Brasileira de Psicodrama, ano 12, n. 2, pp. 19-36, 2004. [ Links ]
GIFFIN, K. A inserção dos homens nos estudos de gênero: contribuições de um sujeito histórico. Ciência e Saúde Coletiva, v. 10, n.1, pp.47-57, 2005. [ Links ]
GONZÁLEZ-REY, F. G. Pesquisa qualitativa em psicologia – caminhos e desafios. (M. A. F. Silva, trad.). São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
______. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. [ Links ]
GUATTARI, F. e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1999. [ Links ]
MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975. [ Links ]
______. Fundamentos de la sociometría. Buenos Aires: Paidós, 1972. [ Links ]
NERY, M. P. Vínculo e afetividade – Caminhos das relações humanas. São Paulo: Ágora, 2003.
NERY, M. P. e CONCEIÇÃO, M. I. G. Sociodrama e política de cotas para negros: um método de intervenção psicológica em temas sociais. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 25, n. 1, pp. 132-145, 2005. [ Links ]
______. Sociodrama da inclusão racial: quebrando a inércia. Revista Brasileira de Psicodrama, ano 14, n. 1, pp. 105-119, 2006a. [ Links ]
______. Política racial afirmativa e afetividade na interação intergrupal. Interação, v. 10, n. 2, pp. 363-374, 2006b. [ Links ]
______. Política racial afirmativa: uma leitura do fenômeno inclusivo na universidade. Educação Profissional: Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 2, pp. 179-190, 2007. [ Links ]
NERY, M. P.; COSTA, L. F.; CONCEIÇÃO, M. I. G. O sociodrama como método de pesquisa. Paidéia, v. 16, n. 35, pp. 305-313, 2006. [ Links ]
NEUERBERG, A. H. Gênero no contexto da produção científica brasileira em psicologia. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. [ Links ]
ROSINHA, M. U. Psicodrama como instrumento didático na universidade. Revista Brasileira de Psicodrama, ano 7, n. 2, pp. 53-62, 1999. [ Links ]
SCOTT, J. Gênero: Uma categoria útil para a análise histórica. Educação e Realidade, v. 20, n. 2, pp. 5-22, 1990. [ Links ]