Pathways of psychodramatic research: between critical action research and intervention research
Keywords:
Critical action research, intervention research, psychodrama method, psychodramatic researchAbstract
Without only limiting itself to the academic context, this paper offers a cartogram that sums up the origins and development of the psychodramatic research method and its use. Looking at publications regarding this subject, the author argues that these were generated as a result of the need to create a backdrop, drawn up based on other methodologies, onto which psychodrama can be projected, and then acknowledged through comparison and identification. Other publications followed on this pathway searching for specificities. Finally, in a new attempt to distinguish and condensate the presuppositions of intervention research, the article intends to provide new perspectives of reflection on the subject in question.
Downloads
References
ARDOINO, J. e LOURAU, R. As Pedagogias Institucionais – Jacques Ardoino, René Lourau. São Carlos: Rima, 2003.
BARBIER, R. Pesquisa – ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
BAREICHA, P. A construção coletiva da consciência ecológica por meio da pedagogia do drama. In: FLEURY, H. e MARRA, M. (orgs.) Intervenções grupais na educação. São Paulo: Ágora, 2005. [ Links ]
BARROS, R. B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina/Editora da UFRGS, 2007 – (Coleção Cartografias).
CONTRO, L. Nos jardins do psicodrama – entre o individual e o coletivo contemporâneo. Campinas: Alínea, 2004.
______. Grupos de apoio ao processo de trabalho – articulações teórico- práticas entre psicodrama e análise institucional. Tese de Doutorado em Saúde Coletiva, Depto. de Medicina Preventiva e Social/FCM/Unicamp, Campinas, 2009.
CURY, V. E. e SZYMANSKI, H. A pesquisa-intervenção em psicologia da educação e clínica: pesquisa e prática psicológica. In: Estudos de Psicologia, v. 09, n. 2, 2004, pp. 335-364. [ Links ]
EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-Ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos: Edufscar, 2004. [ Links ]
FLEURY, H. e MARRA, M. (orgs.) Grupos – intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático. São Paulo: Ágora, 2008.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. 18 ed. [ Links ]
GUATTARI, F. Caosmose – um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: 34, 1992.
L'ABBATE, S. Intervenção e pesquisa qualitativa em análise institucional. In: BARROS, N. F.; CECATTI, J. G. e TURATO, E.R.(orgs). Pesquisa qualitativa em saúde – múltiplos olhares. Campinas, FCM/Unicamp, 2005, pp. 235-246.
LIMA, N. S. T. Inclusão escolar e a identidade do professor: a escola como palco de invenção. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 2003.
LOURAU, R. Libertad de Movimientos – una introducción al análisis institucional. Buenos Aires: Eudeba, 2001.
______. Implicação-transdução. In: Altoé, S. (org.). René Lourau, analista institucional em tempo integral. São Paulo: Hucitec, 2004, pp. 212-223. [ Links ]
MARRA, M. M. O agente social que transforma – o sociodrama na organização de grupos. São Paulo: Ágora, 2004.
MARRA, M. M. e COSTA, L. F. A pesquisa-ação e o sociodrama: uma conexão possível? In: Revista Brasileira de Psicodrama. São Paulo: Publicado pela Fefrap, v. 12, n. 1, 2004. [ Links ]
MAZZOTTA, M.C. E. O professor de psicodrama como pesquisador – 24 uma articulação desejável. Trabalho de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu: especialização em supervisão e didática psicodramática. IPPGC e Universidade Católica de Goiás, Campinas, 2009.
MONCEAU, G. Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa ação e profissionalização docente. In: Revista Educação e Pesquisa. v. 31, n. 3, set./dez. 2005, pp. 467-482. [ Links ]
MONTEIRO, A. M.; MERENGUÉ, D.; BRITO, V. Pesquisa qualitativa e psicodrama. São Paulo: Ágora, 2006. [ Links ]
MORENO, J. L. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama. Goiânia: Dimensão v. I, 1992. [ Links ]
MOTTA, J. M. C. Criando um cenário para a história brasileira. In: MOTTA, J. M. C. (org.) Psicodrama brasileiro – história e memórias. São Paulo: Ágora, 2008.
NERY, M. P. Epistemologia da socionomia e o psicodramatista pesquisador. In: Revista Brasileira de Psicodrama. Publicada pela FEBRAP, v.15, n. 2, 2007. [ Links ]
PAULON, S. M. A análise de implicação com ferramenta na pesquisa-intervenção. In: Psicologia & Sociedade. Porto Alegre: v. 17, n. 3., 2005. [ Links ]
ROCHA, M. L. e AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. In: Psicologia, Ciência e Profissão. Brasília: v. 23, n. 4, dez., 2003. [ Links ]
RODRIGUES, R. Intervenções sociopsicodramáticas: atualização e sistematização de recursos, métodos e técnicas. In: FLEURY, H. e MARRA, M. (orgs.) Grupos – intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático. São Paulo: Ágora, 2008.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1985. [ Links ]
WECHSLER, M. P. F. A pesquisa-ação e o método socionômico: uma conexão possível. Belo Horizonte: anais do XIV Congresso Brasileiro de Psicodrama, 2004. [ Links ]
______. Pesquisa em psicodrama. In: Revista Brasileira de Psicodrama. Publicada pela Febrap, v. 15, n. 2, 2007. [ Links ]