SOCIODRAMA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19
Palavras-chave:
Sociodrama, Educação superior, Universidade, Ensino remoto emergencialResumo
Em 2020, os sistemas educacionais de diversos países foram afetados pela pandemia de Covid-19. No Brasil, o Ministério da Educação autorizou a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais. Relata-se a experiência em um projeto de estágio em Psicologia Escolar e Educacional com base na metodologia sociodramática e foco nas condições simbólicas de permanência e sucesso escolar vinculadas ao desenvolvimento do papel de estudante universitário em tempos de Ensino Remoto Emergencial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Bustos, D. M. (1990). Perigo... amor à vista: Drama e psicodrama de casais. Aleph.
Cord, D., Marques, M. G., Freitas, A. F., Marques, C., & Demasi, G. (2020). Laboratório da Ação: Desenvolvendo repertório espontâneo e criativo para uma trajetória de formação profissional saudável. In M. S. J. Lucas, & L. R. C. Feitosa (Orgs.), Reflexões sobre orientação profissional, trajetórias escolares e carreiras: Perspectivas e desafios. CRV, Curitiba.
Coulon, A. (2017). O ofício de estudante: A entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, 43(4), 1239-1250. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201710167954
Gomes, A. M. O., & Pereira, S. C. S. (2020). Reconfigurações do trabalho de assistentes sociais na política de educação em tempos de pandemia: Considerações a partir de vivências no IFPI. In S. L. B. Pereira, & I. H. G. M. Cronemberger (Orgs.), Serviço social em tempos de pandemia: Provocações ao debate. EDUFPI.
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & Almeida, W. C. (1988). Lições de Psicodrama: Introdução ao pensamento de J. L. Moreno. Ágora.
Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. https://doi.org/10.1590/es.238957
Ministério da Educação. (2007). Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf
Ministério da Educação. (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, ed. 53, seção 1. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Ministério da Saúde. (2020). Portaria n. 188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, ed. 24-A, seção 1. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388
Salata, A. (2018). Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: Redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, 30(2), 219-253. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482
Santos, D. B. R. (2009). Para além das cotas: A permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa [Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia].
Souza, A. C., & Drummond, J. (2018). Sociodrama na Educação. Wak.
Unesco. (2020). COVID-19 educational disruption and response. http://www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educationaldisruption-and-response-13363
Weiner, B. (1990). History of motivational research in education. Journal of educational Psychology, 82(4), 616. https://doi.org/10.1037/0022-0663.82.4.616
Cord, D., Marques, M. G., Freitas, A. F., Marques, C., & Demasi, G. (2020). Laboratório da Ação: Desenvolvendo repertório espontâneo e criativo para uma trajetória de formação profissional saudável. In M. S. J. Lucas, & L. R. C. Feitosa (Orgs.), Reflexões sobre orientação profissional, trajetórias escolares e carreiras: Perspectivas e desafios. CRV, Curitiba.
Coulon, A. (2017). O ofício de estudante: A entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, 43(4), 1239-1250. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201710167954
Gomes, A. M. O., & Pereira, S. C. S. (2020). Reconfigurações do trabalho de assistentes sociais na política de educação em tempos de pandemia: Considerações a partir de vivências no IFPI. In S. L. B. Pereira, & I. H. G. M. Cronemberger (Orgs.), Serviço social em tempos de pandemia: Provocações ao debate. EDUFPI.
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & Almeida, W. C. (1988). Lições de Psicodrama: Introdução ao pensamento de J. L. Moreno. Ágora.
Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. https://doi.org/10.1590/es.238957
Ministério da Educação. (2007). Referenciais de qualidade para educação superior a distância. Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf
Ministério da Educação. (2020). Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União, ed. 53, seção 1. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Ministério da Saúde. (2020). Portaria n. 188, de 3 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União, ed. 24-A, seção 1. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388
Salata, A. (2018). Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: Redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, 30(2), 219-253. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.125482
Santos, D. B. R. (2009). Para além das cotas: A permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa [Tese de Doutorado, Universidade Federal da Bahia].
Souza, A. C., & Drummond, J. (2018). Sociodrama na Educação. Wak.
Unesco. (2020). COVID-19 educational disruption and response. http://www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educationaldisruption-and-response-13363
Weiner, B. (1990). History of motivational research in education. Journal of educational Psychology, 82(4), 616. https://doi.org/10.1037/0022-0663.82.4.616
Downloads
Publicado
2021-02-08
Como Citar
Cord, D. ., Marques, M. G. ., & Freitas, A. F. de . (2021). SOCIODRAMA COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19. Revista Brasileira De Psicodrama, 29(1), 60–64. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/470
Edição
Seção
Artigos Originais