Diálogos com a liderança através do Sociodrama e da Socioantropologia: das cenas temidas ao desenvolvimento de competências

Autores

  • Georges Salim Khouri
  • Mara Sampaio
  • Carlos Francisco Linhares de Albuquerque

Palavras-chave:

Psicodrama socioeducacional, Sociadrama, Role-playing, Desenvolvimento gerencial

Resumo

Este artigo apresenta uma intervenção processual implementada em uma empresa do setor Petrolífero com base na sinergia entre o psicodrama e a abordagem socioantropológica da liderança. Teve como objetivo identificar e reduzir a distância entre as competências desejadas para supervisores/gerentes e as competências constatadas no desempenho real do papel no contexto organizacional. O dispositivo grupal elaborado é inovador, pois facilita a alternância entre vivências sociodramáticas das cenas temidas e a abordagem cognitiva conceitual in situ e imediata da temática emergente. Toda a dimensão comportamental foi manejada por meio do sociodrama e do role-playing com base nas dimensões de aproximação intuitiva, afetiva, conceitual e funcional como preconiza a pedagogia do drama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDALÓ, C. Mediação grupal: uma leitura histórico-cultural. São Paulo: Ágora, 2006.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BLATNER, A. Uma visão global do psicodrama: fundamentos históricos, teóricos e práticos. São Paulo: Ágora, 1996.

FRIEDMAN, T. L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI, Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

KELLERMANN, P. O psicodrama em foco e seus aspectos terapêuticos. São Paulo: Ágora, 1998.

KHOURI, G. Desenvolvimento de papéis nas organizações: “Do sociodrama tematizado ao role-playing”. 14 f. Monografia (Conclusão do curso de Psicodrama Socioeducacional). CEPS (Centro de Psicodrama e Sociodrama – Bahia) – Salvador – Bahia, novembro de 1996. Disponível em <http://www.asbap.com.br/producao/psicodrama_org.pdf.>. Acesso em: 3 jul. 2014.

KNOWLES, M. S.; HOLTON, E. S.; SWANSON, R. A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

MARRA, M; FLEURY, H. (orgs.). Grupos: intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático. São Paulo: Ágora, 2008.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975.

_____________. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama, v. 1, 2 e 3. Goiânia: Dimensão Editora, 1992.

ROMAÑA, M. A. Do psicodrama pedagógico à pedagogia do drama. Campinas: Papirus, 1996.

_______________. Construção coletiva do conhecimento através do psicodrama. Campinas: Papirus, 1992.

RUAS, R; ANTONELLO, C; BOFF, L. Aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

WILLIAMS, A. Psicodrama estratégico: a técnica apaixonada. São Paulo: Ágora, 1994.

_____________. Temas proibidos: ações estratégicas para grupos. São Paulo: Ágora, 1998.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Salim Khouri, G. ., Sampaio, M. ., & Francisco Linhares de Albuquerque, C. . (2020). Diálogos com a liderança através do Sociodrama e da Socioantropologia: das cenas temidas ao desenvolvimento de competências. Revista Brasileira De Psicodrama, 22(1), 22–31. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/366

Edição

Seção

Artigos Inéditos