O jogo da loja mágica. Uma leitura brasileira e ampliação para uso clínico com crianças

Autores

  • Rosane Rodrigues
  • Rose Otaka Yukimitsu

Palavras-chave:

Psicodrama, Loja Mágica, Bazar de trocas, Grupo, Psicoterapia infantil

Resumo

Trata-se da leitura brasileira, feita por Rodrigues, de um jogo dramático para grupos: A Loja Mágica, criada por J. L. Moreno e adaptada por René Marineau. O jogo, que funciona basicamente por meio de negociações realizadas entre um participante/comprador e o condutor, é detalhado em suas etapas e suas aplicações, utilizando-se em sua adaptação brasileira da metodologia do Teatro de Reprise. As autoras ainda propõem uma ampliação do jogo, relatando um caso clínico do atendimento psicoterápico de uma criança e discutindo seus rápidos resultados. O jogo é especialmente indicado para grupos de adultos, em contextos intimistas, que propiciem uma atmosfera ritualística, e as autoras sugerem boa utilização com grupos de crianças em uma atmosfera lúdica e de descontração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAILLOIS, R. Les jeux et les hommes: le masque et le vertige. Paris: Idées/Gallimard, 1967.

MARINEAU, R. A loja mágica. Workshop realizado em Jundiaí (SP), 2000.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1997.

______________. Teatro de Reprise: conceituação e sistematização de uma prática brasileira de sociopsicodrama. 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – ECA-USP, São Paulo, 2013.

_____________. “Jogo em espaço aberto”. In: Motta, J. (org.). O jogo no psicodrama. São Paulo: Ágora, 1995, p.111-122.

SOLIANE, M. L. C. “Realização simbólica e realidade suplementar”. In: Monteiro, R. F. (org). Técnicas fundamentais do psicodrama. São Paulo, Ágora, 1998, p. 56-68.

SIEWERT, C. S. Nossas histórias em cena. Um encontro com o Teatro Playback. Joinville: Paco Editorial, 2014.

MORENO, Z. T. et al. A realidade suplementar e a arte de curar. São Paulo: Ágora, 2001.

RODRIGUES, R. A. “Intervenções sociopsicodramáticas: atualização e sistematização de recursos, métodos e técnicas”. In: MARRA, M. M. e FLEURY, H. J. (org.). Grupos. Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático. São Paulo: Ágora, 2008, p.101-123.

Publicado

2020-01-20

Como Citar

Rodrigues, R. ., & Otaka Yukimitsu, R. . (2020). O jogo da loja mágica. Uma leitura brasileira e ampliação para uso clínico com crianças. Revista Brasileira De Psicodrama, 22(1), 12–21. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/365

Edição

Seção

Artigos Inéditos