Sociodrama temático: um procedimento de pesquisa
Palavras-chave:
Sociodrama Temático, Pesquisa, Conflitos conjugais, AdolescentesResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o Sociodrama Temático como um procedimento de pesquisa. Na investigação sobre como os adolescentes compreendem e enfrentam os conflitos conjugais nos contextos de casamento e separação, o Sociodrama Temático demonstrou ser um instrumento apropriado na abordagem dos temas desenvolvidos em pesquisa/intervenção clínica-social. Demonstrou ser útil na proteção aos aspectos de vulnerabilidade dos participantes e no desafio em obter um procedimento aos envolvidos na coconstrução do conhecimento científico. Mediante a ação criativa desenvolvida nas dramatizações, os participantes puderam expressar como são constituídas as diferentes concepções de família e como os papéis familiares são por eles compreendidos.
Downloads
Referências
GIUST-DESPRAIRIES, F. “O acesso à subjetividade, uma necessidade social”. In:
ARAÚJO, J. N. G; CARRETEIRO, T. C. (orgs.). Cenários sociais e abordagem clínica. São Paulo: Escuta, 2001, p. 231-244.
MARRA, M. M.; COSTA, L. F. A pesquisa-ação e o sociodrama: Uma conexão possível? Revista Brasileira de Psicodrama, v. 12, n. 1, 2004, p. 99-116.
MENEGAZZO, C. M.; ZURETTI, M. M. TOMASINI, M. A. et al. Dicionário de Psicodrama e Sociodrama. São Paulo: Ágora, 1995.
MONTEIRO, A. M.; BRITO, V. Ética no psicodrama: Contextualizando o processamento. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 8, n. 2, 2000, p. 41-43.
MORENO, J. L. Psicoterapia de grupo e psicodrama. Campinas: Livro Pleno, 1978.
_____. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama, v. 1. Goiânia: Dimensão, 1992.
_____; MORENO, Z. T. Psicodrama: terapia de ação & princípios da prática. São Paulo: Daimon, 2006.
NERY, M. P.; WECHSLER, M. P. F. Análise de sociodrama para pesquisas – Uma proposta. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 18, n. 1, 2010, p. 89-102.
SÉVIGNY, R. “Abordagem clínica nas ciências humanas”. In: ARAÚJO, J. N. G. de;
CARRETEIRO, T. C. (orgs.). Cenários sociais e abordagem clínica. São Paulo: Escuta, 2001, p. 15-34.
TOLOI, M. D. C. Filhos do divórcio: Como compreendem e enfrentam conflitos conjugais no casamento e na separação. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica), PUC-SP, São Paulo, 2006.
_____; SOUZA, R. M. Conflitos familiares e conjugais na perspectiva dos filhos adolescentes. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 17, n. 1, 2009, p. 51-68.
ZAMPIERI, A. M. F. (2002) Sociodrama construtivista da sexualidade conjugal na prevenção de HIV e de Aids no casamento. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica), PUC-SP, São Paulo, 2002.