Investigação sociodramática em um ato: pedagogia social a serviço da juventude

Autores

  • Marilia J. Marino

Palavras-chave:

pedagogia social, juventude, projeto de vida, sociodrama, espontaneidade-criatividade

Resumo

Os jovens do mundo de hoje experienciam desafios de diferentes ordens para a construção de seu projeto de vida e de modo particular; os jovens das classes populares, expostos a situações de vulnerabilidade, encontram poucos espaços para refletirem sobre os novos papéis sociais presentes na caminhada em direção a seu desenvolvimento pessoal-profissional. Os objetivos desta pesquisa-intervenção em um ato voltam-se para a compreensão do modo como jovens vinculados ao “Programa Ação Jovem”, desenvolvido em uma cidade do interior paulista, lidam com alguns desses desafios. O método de trabalho caracteriza-se como um Sociodrama, fundado na abordagem teórico-metodológica de Jacob Levy Moreno (1889-1974), que, como precursor da pesquisa-ação, considera todo ato sociopsicodramático um ato de investigação. Uma Pedagogia Social acontece.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

J. Marino, M. (2019). Investigação sociodramática em um ato: pedagogia social a serviço da juventude. Revista Brasileira De Psicodrama, 27(1), 52–64. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/28

Edição

Seção

Artigos Originais