Promover saúde por meio do psicodrama com um grupo de idosos atendidos no centro de referência a assistência social

Autores

Palavras-chave:

Idosos, Psicodrama, Promoção da saúde

Resumo

Este artigo tem como proposta relatar uma experiência com um grupo de idosos. A prática embasou-se no uso das técnicas do psicodrama em oito encontros com a participação de 20 idosos assistidos pelo Centro de Referência a Assistência Social. Ao se narrar a vivência da prática de intervenção psicodramática com um grupo de idosos visando a promoção da saúde e a qualidade de vida, verificou-se a evolução dos participantes por meio desta abordagem como técnica eficaz de trabalho de grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Antoniassi Júnior, G., & Santos, L. H. (2016). A análise da inserção do psicólogo em grupo comunitário: um referencial do CRAS. Saúde e Educação, 1(1), 08-31

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica. (2016). Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida. Rio de Janeiro, RJ: Autor. (Estudos e pesquisas: informação demográfica e socioeconômica; n. 36)

Pereira, V. T., & Guareschi, P. A. (2017). A psicologia no CRAS: um estudo de representações sociais. Psicologia e Sociedade, 29(e119584), 1-11.

Pires, M. A., Matos, W. R., & Pires, M. P. (2018). Aumento da População da terceira idade e a necessidade de ampliação das políticas públicas existentes: breves considerações considerações . FSA, 25(3), 253-268.

Soeiro, A. C. (1995). Psicodrama e Psicoterapia (2a ed.). São Paulo: Ágora.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

Antoniassi Junior, G. ., Costa, A. R. S. ., Beretta, R. C. de S. ., & Figueiredo, G. L. A. . (2020). Promover saúde por meio do psicodrama com um grupo de idosos atendidos no centro de referência a assistência social. Revista Brasileira De Psicodrama, 28(1), 71–76. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/409

Edição

Seção

Comunicações Breves