Edith Stein e a psicologia – teoria e pesquisa
Palavras-chave:
resenhas, Ciências HumanasResumo
Este é um livro primoroso, com 470 páginas, que deve ser lido por professores e pesquisadores da área das Ciências Humanas, notadamente da Psicologia e da Educação. Expõe, de modo bastante aprofundado e inteligível, os estudos de Edith Stein sobre a pessoa e sua formação. É o resultado de pesquisas e estudos aprofundados dos autores dos diferentes capítulos, que apresentam suas articulações sobre temas que consideram relevantes na obra dessa filósofa, bem como de pesquisas conduzidas em Psicologia, tendo por base os estudos dessa ciência e as linhas diretrizes da fenomenologia husserliana. É dedicado à Profª. Drª. Jacinta Turolo Garcia, em virtude do seu incansável trabalho de décadas, visando traduzir para o português, publicar e divulgar, aqui no Brasil, a obra de Edith Stein. Prefaciado pela Profª. Drª. Angela Ales Bello, da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália, importante filósofa que assiduamente, desde de 2001, tem visitado o Brasil, em diversos Estados, para proferir palestras, ministrar cursos e conduzir seminários sobre a filosofia de Edmund Husserl e de Edith Stein, contribuindo para o desenvolvimento desse modo de pensar entre nós.
Downloads
Referências
BICUDO, M. A. V. Fundamentos de orientação educacional. São Paulo: Saraiva, 1978. [ Links ]
BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011. [ Links ]
GIORGI, A. Phenomenology and psychological research. Pittsburgh: Duquesne University Press, 1985. [ Links ]
DILTHEY, W. Ideias acerca de uma psicologia descritiva e analítica. Tradução deA. Morão. Covilha: Lusosofia, 2008. [ Links ]
MARTINS, J. & BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Editora Moraes e EDUC, 1989. [ Links ]
HUSSERL, E. Idee per uma fenomenologia pura e per uma filosofia fenomenológica – vol. II. Tradução de Enrico Filippini. Torino: Biblioteca Enaudi, 2002.
HUSSERL, E. Investigações lógicas. Tradução de Pedro M. S. Alves. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007. [ Links ]
ESPÓSITO, V. H. C. Pedagogia social: formação na ação. São Paulo: Martinari, 2012. [ Links ]
SZYMANSKI, H. (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro, 2004. [ Links ]