O uso da dramatização na avaliação do processo de ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Dramatização, Avaliação, Pedagogia psicodramática

Resumo

O relato objetiva descrever a aplicação da dramatização na avaliação do processo ensino-aprendizagem no contexto acadêmico a partir da pedagogia psicodramática. A dramatização utilizada na avaliação acadêmica se mostrou um método que alia aprendizagem, conhecimento adquirido e congrega outros saberes; vivifica e reflete os conteúdos; promove a integração da turma no ambiente acadêmico; instiga o aqui e agora; desenvolve a espontaneidade, criatividade e telessensibilidade; impulsiona o comprometimento e a participação de todos; e dá um clima leve à avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fava, S. R. S., Marino, M. J., Sgorbissa, M. L, & Wechsler, M. P. F. (2005). Educação em cocriação: perspectiva sociopsicodramática. In H. J. Fleury, & M. M. Marra (Org.). Intervenções grupais na educação. (pp.17-48). São Paulo, SP: Ágora.

Haidar, E. D. & Costa, M. C. & Freitas, S. B. (1997). O olhar do psicodrama no campo da avaliação escolar. In: E. F. Puttini, & L. M. Lima (Org.). Ações Educativas: vivências com o psicodrama na prática pedagógica. (pp. 33-56). São Paulo: Ágora.

Moreno, J. L. (2012). O Teatro da espontaneidade. São Paulo: Ágora.

Oliveira, K. L. & Santos, A. A. A. (2005). A Avaliação da Aprendizagem na Universidade. Psicologia Escolar e Educacional, 09(01), 37-46. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000100004

Pontes, R. L. (2018). A relação educador-educando. São Paulo: Ágora.

Puttini, E. F. (1997). Psicodrama pedagógico: considerações sobre a produção do conhecimento na escola. In: E. F. Puttini, & L. M. Lima (Org.). Ações Educativas: vivências com o psicodrama na prática pedagógica. (pp. 13-24). São Paulo: Ágora.

Romana, M. A. (1996). Do psicodrama pedagógico à pedagogia do drama. Campinas: Papirus.

Souza, A, C. & Drummond, J. (2018). Sociodrama na Educação. Rio de Janeiro: Wak Editora.

Souza, A. M. L. (2012). Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aspectos históricos. Revista Exitus, 02(01), 231-254. Retirado de: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/viewFile/85/85

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Almeida, V. O. de . (2019). O uso da dramatização na avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira De Psicodrama, 27(2), 231–235. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/13

Edição

Seção

Comunicações Breves