Instruções aos autores

Todos os autores devem ter contribuído significativamente para a pesquisa. A RBP endossa a taxonomia CRediT de funções de contribuidores, e para a seção “Contribuições dos autores” serão exigidas as funções: Conceituação; Metodologia; Investigação; Redação – Rascunho Original; Escrita – Revisão e Edição; Aquisição de financiamento; Recursos; e Supervisão. As contribuições de qualquer pessoa que não atenda aos critérios de autoria devem ser listadas, com a permissão do colaborador, na seção “Agradecimentos” (por exemplo, para reconhecer pessoas que forneceram ajuda técnica, coleta de dados, assistência por escrito, ou um diretor de departamento que forneceu apoio geral). Antes de submeter o artigo, todos os autores devem concordar com a ordem em que seus nomes serão listados no manuscrito.

A RBP aceita submissões nos idiomas inglês (preferencialmente), português e espanhol. Os manuscritos devem ser enviados pelo link https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/about/submissions e estar de acordo com as normas da revista, baseadas no manual de publicação da American Psychological Association (APA), 7ª edição, 2020.

Caso os autores optem pelo sistema de revisão por pares duplo-cego, cabe a eles garantir que não há elementos capazes de identificá-los em nenhuma parte do artigo. Os dados dos autores devem ser informados em campo específico do sistema, durante o processo de cadastramento.

 

Passos para a submissão eletrônica

Ao iniciar o processo de submissão eletrônica, o autor deverá cadastrar-se no sistema para a submissão do manuscrito, bem como para o acompanhamento do processo editorial. O processo editorial dos manuscritos somente será iniciado com a finalização do envio de todas as informações necessárias e com o cadastramento de todos os autores e de seus dados completos. Não será permitida a inserção ou remoção de autores após o envio do manuscrito. Os autores serão comunicados, por meio do e-mail cadastrado, sobre o recebimento do manuscrito.

 

Passo 1: Cadastro do(s) autor(es)

No início do processo de submissão eletrônica, as informações a seguir devem ser registradas:

 

 Todos os autores devem ser identificados com nome, ORCID, e-mail, afiliação institucional (nome das instituições por extenso, com três instâncias por exemplo: Universidade/Faculdade/Departamento), cidade, estado e país. O autor correspondente deve ser identificado;

tulo do manuscrito em português, inglês e espanhol;

Resumo em português, inglês e espanhol;

Palavras-chave em português, inglês e espanhol.

 

Passo 2: Apresentação formal do manuscrito

O manuscrito submetido à RBP deve ser original e inédito, isto é, não ter sido publicado em outro veículo de divulgação (revista, livro etc.) nem ser simultaneamente submetido ou publicado em outro lugar. Exceto nos seguintes casos:

O manuscrito foi depositado em plataforma pré-print, sendo obrigatório informar a URL do artigo e se se autoriza a abertura das identidades para possibilitar revisão aberta;

O artigo foi apresentado em atividades científicas da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap) e de suas federadas, ou de instituições científicas ligadas às áreas de saúde mental, educacional e organizacional. Nesse último caso, deverá ser inserida, na primeira página do manuscrito, uma nota de rodapé com a informação a respeito de onde ele foi apresentado.

As opiniões emitidas nos trabalhos, bem como a exatidão e a adequação das referências, são de exclusiva responsabilidade dos autores. No momento da submissão, os autores deverão declarar os conflitos de interesse na realização e/ou comunicação da pesquisa, caso existam.

A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. Sem esse documento, nos casos em que são necessários, o processo editorial não será iniciado.

 

Tipos de manuscrito

Serão aceitos para avaliação, devendo ser informado no momento da submissão, manuscritos dos tipos:

Artigo original: Relatos de alta qualidade de pesquisas originais, baseadas em investigações sistemáticas e completas. Os manuscritos não podem exceder o tamanho de 50 mil caracteres com espaço, incluindo: título, resumo, palavras-chave (nos três idiomas), anexos e referências;

Artigo de revisão: Revisão com análise crítica e oportuna de um corpo abrangente de investigação relativa a assuntos de interesse para o desenvolvimento do psicodrama. Os manuscritos não podem exceder o tamanho de 50 mil caracteres com espaço, incluindo: título, resumo, palavras-chave (nos três idiomas), anexos e referências.

Relato de Experiência: Manuscrito com descrição completa e sucinta de experiência profissional, de relevância social e científica e com resultados ainda que parciais. Deve tratar de com precisão de uma temática e/ou conceito a ser aprofundado (não sendo somente a descrição de uma situação vivenciada), além de deixar nítido: a descrição dos princípios metodológicos apropriados, descrição das estratégias de intervenção, relação teoria-prática, considerações sobre a prática realizada. Deve ter o máximo de 20 mil caracteres com espaço, incluindo título, resumo, palavras-chave (nos três idiomas), anexos e referências.

Resenha de livro: Apresentação e análise crítica de livros relevantes para o psicodrama e áreas afins, nacionais ou estrangeiros, regularmente publicados no mercado editorial nos últimos dois anos. Seu objetivo é informar o leitor sobre a construção narrativa do livro, tais como: características da obra, aspectos centrais e possibilidades e contribuições para o campo psicodramático. Não são necessários resumo e palavras-chave: máximo de 16.000 caracteres com espaços.

Editorial: A convite das editoras-chefes, serão publicados textos de relevância para a comunidade psicodramática. Não são necessários resumo e palavras-chave: máximo de 16.000 caracteres com espaços.

 

Estrutura do manuscrito

Sempre que possível, os manuscritos devem apresentar as subseções a seguir, diferenciadas no texto por meio de estilos diferentes.

Título: Deve ser informado em português, inglês e espanhol (máximo de 12 palavras) e não deve conter abreviações;

Resumos em português, inglês e espanhol: Um parágrafo com, no máximo, 120 palavras;

Palavras-chave: Devem ser incluídos até quatro descritores, separados por ponto, apresentados em português, inglês e espanhol, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). As palavras-chave devem ser escolhidas com precisão adequada para fins de classificação, permitindo que o artigo seja recuperado juntamente com obras similares;

Corpo do texto: Deverá obedecer à estrutura exigida para cada tipo de trabalho. Utilizar a italização para palavras ou expressões que devam ser enfatizadas no texto, por exemplo, estrangeirismos, como self, locus etc., e palavras que deseje grifar. A citação das obras consultadas deve ser indicada no texto pelo sistema autor-data. O sobrenome do autor deve ser grafado com apenas a primeira letra em maiúscula, tanto no corpo do texto como entre parênteses: Damásio (1975)” ou (Damásio, 1975). Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de referências;

Anexos: Devem ser evitados e apenas incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis, como testes não publicados ou descrição de equipamentos ou materiais complexos;

Notas de rodapé: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas na mesma página a que se referem suas remissões numéricas;

Tabelas: Devem ser elaboradas em Word (.doc) ou Excel. No caso de apresentações gráficas de tabelas, devem ser usadas preferencialmente colunas, evitando-se outras formas de apresentação, como pizza etc.;

Figuras: Devem ser do tipo de arquivo JPG, com 300 dpi de resolução;

Referências: A Revista Brasileira de Psicodrama busca corresponder a critérios atuais de publicação científica. Assim, recomenda-se que a lista de referências seja majoritariamente composta de publicações de artigos científicos revisados por pares e publicados nos últimos cinco anos. A composição ideal da lista de referências é de 60% em citações de artigos científicos e 40% outras literaturas, publicados nos últimos cinco anos. As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores. O recurso tipográfico itálico é utilizado para destacar o elemento título da publicação e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento. São obrigatórias a busca e a inserção do DOI em cada referência citada. Para até sete autores, escreva os sobrenomes e as iniciais dos autores separados por virgulas. Se o número de autores for oito ou mais, cite os nomes dos seis primeiros, insira três pontos e adicione o nome do último autor.

Exemplo: Gilbert, D. G., McClernon, J. F., Rabinovich, N. E., Sugai, C., Plath, L. C., Asgaard, G., … Botros, N. (2004). Effects of quitting smoking on EEG activation and attention last for more than 31 days and are more severe with stress, dependence, DRD2 A1, allele, and depressive traits. Nicotine and Tobacco Research, 6(2), 249-267. https://doi.org/10.1080/14622200410001676305

A seguir, exemplos dos casos mais comuns de referência. Para os casos omissos, consultar Manual de Publicação da American Psychological Association (APA), 7ª edição, 2020.

 

Artigos de periódicos:

Exemplo: Almeida, V. M. C., & Düsenberg, N. B. (2014). Envolvimento do consumidor com o produto: comparação das escalas PII e NIP no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 16(50), 75-95. https://doi.org/10.7819/rbgn.v16i50.959

Livro completo:

Exemplo: Ornelas, M. M. G. (2000). Perícia contábil (3rd ed.). Atlas.

Livro completo com editores:

Exemplo: Grinberg, K., & Salles, R. (Eds.). (2009). O Brasil imperial. Civilização Brasileira.

Livro com autor institucional:

Exemplo: Organisation for Economic Co-Operation and Development (2005). Improving financial literacy: Analysis of issues and policies. Organisation for Economic Co-Operation and Development.

Livro com dois autores:

Exemplo: Alhashim, D. D., & Arpan, J. S. (1992). International dimensions of accounting (3rd ed.). PWS Kent.

Livro de três a sete autores:

Exemplo: Ford, E. W., Duncan, W. J., Bedeian, A. G., Ginter, P. M., Rousculp, M. D., & Adams, A. M. (2003). Mitigating risks, visible hands, inevitable disasters, and soft variables: Management research that matters to managers. Academy of Management Executive, 19(4), 46-60. https://doi.org/10.5465/ame.2005.19417905

Livro com mais de sete autores:

Exemplo: Gilbert, D. G., McClernon, J. F., Rabinovich, N. E., Sugai, C., Plath, L. C., Asgaard, G., … Botros, N. (2004). Effects of quitting smoking on EEG activation and attention last for more than 31 days and are more severe with stress, dependence, DRD2 A1, allele, and depressive traits. Nicotine and Tobacco Research, 6(2), 249-267.  https://doi.org/10.1080/14622200410001676305

Livro em versão eletrônica:

Exemplo: Lawrence, P. R. (2001). Changing of organizational behavior patterns. Transaction Publishers. Recuperado de http://search.epnet.com/direct.asp?an=7511860&db=buh

 Capítulo de livro:

Exemplo: Martone, C. L. (2000). Modelo básico para economia fechada e aberta. In L. M. Lopes, & M. A. S. Vasconcellos (Eds.), Manual de macroeconomia: Nível básico e nível intermediário (2nd ed., pp. 299-311). Atlas.

Dissertações e teses:

Exemplo: Langrafe, T. F. (2015). Desempenho social corporativo em instituições de ensino superior: A percepção dos gestores sobre os stakeholders [Doctoral thesis]. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-25062015-143117/

Eventos científicos:

Exemplo: Silva, A. F., Weffort, E. F. J., Flores, E. S., & Silva, G. P. (2012, May). Earnings management and economic crises in Brazilian capital market. Proceedings of the Annual Congress European Accounting Association, Slovenia, 35. Recuperado de www.caa2012.org/defaulg.asp?sCode=LOGIN&item=CF&association_id=2

Artigo em jornal:

Exemplo: Simão, E. (2004, June 19). Déficit chega a R$ 33,6 bi em 2006. Gazeta Mercantil, A6.

Constituição Federal:

Exemplo: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Leis:

Exemplo: Lei n. 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as sociedades por ações. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm

Normas técnicas:

Exemplo: ABNT NBR 14724, de 17 de março de 2011. Informação e documentação – trabalhos acadêmicos apresentação. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Normas para citações

Os tipos mais comuns de citação estão exemplificados a seguir. Casos omissos, consultar Manual de Publicação da American Psychological Association (APA), 7ª edição, 2020.

Citação direta ou textual com menos de 40 palavras: devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. O texto reproduzido deve aparecer entre aspas duplas, com indicação do(s) autor(es), da(s) página(s) e referência à obra consultada.

Exemplo: De acordo com Bruno (2001), a citação deve reproduzir o fraseado, a ortografia e a pontuação interna da fonte original, mesmo quando a fonte contém erros” (p. 112).

Citação direta ou textual com 40 palavras ou mais: deve aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada cinco espaços da margem esquerda.

Exemplo: Castro (2001) explica que: vocabulários estruturados são coleções de termos, organizadas segundo uma metodologia na qual é possível especificar as relações entre conceitos com o propósito de facilitar o acesso à informação. Os vocabulários são usados como uma espécie de filtro entre a linguagem utilizada pelo autor e a terminologia da área e também podem ser considerados como assistentes de pesquisa, ajudando o usuário a refinar, expandir ou enriquecer suas pesquisas, proporcionando resultados mais objetivos. (p. 51).

Para citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações, deve ser buscado o tipo de licença adotado pela publicação original e solicitar, se for o caso, a permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução (casos em que os direitos autorais são da revista ou do congresso). A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido, que deve encaminhar uma cópia desta acompanhando o manuscrito. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, deve-se acrescentar a palavra [sic], em itálico e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos, separados por espaços (. . .”). A inserção de material, como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase em uma ou mais palavras deve ser feita com fonte em itálico, seguida de [itálico nosso];

Citação de citação: deve apresentar a expressão citado por” para identificar a fonte secundária que foi efetivamente consultada. Sempre que possível, evitar esse tipo de citação, dando preferência à leitura original.

Exemplo: Para Matos (1990, citado por Bill, 1998), ou Para Matos (1990), citado por Bill (1998).

Citação de depoimentos ou entrevistas: as falas devem ser apresentadas em itálico e sua forma deve seguir as orientações para citação textual;

Citação com dois autores: deve ser apresentada pelos sobrenomes dos autores ligados por & quando colocados entre parênteses. Quando citados no texto, devem ser ligados por e”, seguidos do ano da publicação;

Citação de três a cinco autores: quando aparecem pela primeira vez no texto, são citados todos os autores. Nas citações seguintes, coloca-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão et al.”;

Citação com seis ou mais autores: indicar apenas o primeiro autor, seguido da expressão et al.”. Nas referências, mencionar até sete autores, na ordem em que aparecem na publicação. Se o número de autores for oito ou mais, citar o nome dos seis primeiros, inserir três pontos e adicionar o nome do último autor;

Citação de vários autores a uma mesma ideia: citar os autores obedecendo à ordem alfabética de seus sobrenomes;

Citação de autores com o mesmo sobrenome: a sequência das citações deve ser em ordem alfabética dos prenomes dos autores. Se mesmo assim houver coincidências, colocam-se os prenomes por extenso;

Citação de canais informais (aula, conferência, e-mail etc.): citam-se as comunicações pessoais apenas no texto, fornecendo as iniciais, o sobrenome do comunicador e uma data mais exata possível;

Citação de obras antigas e reeditadas: cita-se primeiramente a data da publicação original, separada por barra da data da edição consultada.

Exemplo: O mal-estar na civilização aborda o sofrimento humano por meio da análise da origem da dor. Freud (1930/1979) argumenta que a dor originada do corpo é combatida pela química, a originada do desejo insatisfeito é a dor proveniente das nossas relações com os outros, a que mais fere.

Citação de trabalhos em vias de publicação (no prelo): cita-se o nome do autor e coloca-se a expressão no prelo” entre parênteses;

Citação de homepage ou website: deve-se citar o endereço eletrônico, após a informação.

Exemplo: Retirado de http://www.usp.br/sibi

Citação de obras clássicas:

Exemplos: Autor como parte do texto: Homero exulta o povo: Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono . . .(Ilíada, X, 173). Autor não faz parte do texto: Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ninguém ceda ao sono . . .(Homero, Ilíada, X, 173).

Citação textual de versos – edição original:Non iam coniugum . . .(Virgílio, Eneida, IV, 431-434). Observação: Nas citações seguintes, se feitas na mesma página, indicar apenas o número do livro ou canto e do(s) verso(s), ou número das páginas, conforme o caso;

Citação com omissão de parte do texto: devem-se usar reticências (separadas por espaços) numa oração para indicar omissão de material na fonte original. Use quatro pontos para indicar omissão entre duas orações o primeiro ponto indica o fim da primeira oração e os outros pontos reticências. Não usar reticências no início ou no fim das citações.

Exemplo: De acordo com Chauí (1996), em nossa sociedade a memória é valorizada e desvalorizada. É valorizada com a multiplicação dos meios de registro e gravação dos fatos, acontecimentos e pessoas (computadores, filmes, vídeos, fitas cassetes, livros) e das instituições que os preservam (bibliotecas, museus, arquivos). A desvalorização da memória aparece, por fim, no descaso pelos idosos, considerados inúteis e inservíveis em nossa sociedade (pp. 127-128).